Histórico

A unidade extrajudicial do Cartório do 1° Ofício de Barra do Garças/MT foi criada em 12/11/1949, inicialmente recebendo o Oficial à época a incumbência de cumular todas as atribuições legais inerentes às delegações do serviço extrajudicial.
Com o crescimento da Comarca, criação e emancipação de municípios, com a posterior criação de novas comarcas, ocorreram várias desacumulações, e atualmente a delegatária da unidade possui atribuições de Registro de Imóveis e Registro de Títulos e Documentos. Atualmente os serviços notariais e de registro são conceituados como os de organização técnica e administrativa destinados a garantir a garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos, sendo exercidos em caráter privado, por delegação do Poder Público. Já o Notário, ou Tabelião, e Oficial de Registro, ou Registrador, são profissionais do direito, dotados de fé pública, a quem é delegado o exercício da atividade notarial e de registro, cujo ingresso na atividade se dá por meio de concurso público de provas e títulos.

Atualmente, a base imobiliária cuja competência é adstrita à delegação da unidade, contempla os Municípios/Distritos: 1) Araguaiana; 2) Barra do Garças; 3) General Carneiro; 4) Pontal de Araguaia; 5) Torixoréo; 6) Toricueije; 7) Vale dos Sonhos; 8) Pindaíba; 9) Paredão Grande; 10) Ministro João Alberto; 11) Nova Brasília; 12) Santo Antônio; 13) Pedra Grande, Que ocupam muito além dos 9.078,983 km² de extensão territorial do município de Barra do Garças/MT.

A delegação do serviço extrajudicial foi inicialmente outorgada ao Sr. Valdon Varjão, tendo sido oficiais posteriores a Sra. Helena Costa Jacarandá, o Sr. Danilo Alves Varjão, o Sr. Adalberto Teixeira da Silva e o Sr. Thiago Henrique Campos Chicati. Desde 04/12/2017 a delegação é exercida interinamente pela Dr.ª Maria Aparecida Bianchin Pacheco, Oficiala Registradora titular do 1° Ofício de Poxoréu, respondendo cumulativamente à Serventia de Barra do Garças/MT.